terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Star Wars - O Despertar da Força (Opinião)



Este artigo contém SPOILERS

No passado dia 17 de Dezembro estreou um dos filmes mais esperados dos últimos anos. Muitos foram os que correram à ante-estreia, que aconteceu somente em alguns cinemas do nosso país, milhares (como é o meu caso) conseguiram aguentar (ainda que com muito esforço) pelo dia seguinte para verem o tão esperado "Despertar da Força".
Certamente muitos terão saído das salas de cinema com a mesma sensação do que eu. "Uau! Que efeitos visuais espectaculares!!! Hum... Contudo acho que já vi algo parecido antes."
Sim visualmente concordo com todos aqueles que afirmam que este é sem dúvida o melhor filme da saga nesse aspecto, também não fosse o seu produtor J. J. Abrams que tanto nos habituou a grandes efeitos especiais noutros filmes da sua autoria.



Para além dos efeitos especiais, este filme tem outras coisas boas e outras tantas que nos deixam a pensar "como puderam ser tão amadores ao ponto de fazer isto??!!!". 
A banda sonora é um dos muitos aspectos positivos. Outro é aquela sensação do inesperado que certamente muitos dos que viram Star Wars em 1977 vivenciaram, não sabendo quem eram aquelas personagens nem que fim teria todo aquele enredo, algo que nos deixa com "água na boca" para os próximos filmes, uma vontade imensa de ver mais e mais. 



General Hux e Kylo Ren são os "pseudo" vilões desta nova triologia. Digo" pseudo" porque um jovem general que nada mais aparenta ser que um rapazola tirado de um cartaz de propaganda Nazi e à raça ariana e que não tem metade do carisma, presença e autoridade que Tarkin possuía.
Quanto Kylo Ren, na minha modesta opinião, nada mais é que uma tentativa falhada de vestir o papel e a personagem que outrora pertenceu ao GRANDE Darth Vader. Kylo Ren (ou Ben Solo) é apenas um miúdo que se sentiu seduzido pelo lado negro da força e que tenta encontrar na figura do seu avô "acabar o que ele começou". O problema é que ninguém com bom senso consegue levar esta premissa a sério, muito menos a partir do momento em que tira a máscara e vemos um dos maiores erros de casting depois de Hayden Christensen para o papel de Anakin Skywalker. Algo tão mau, mas tão mau que a pessoa que estava sentada ao meu lado no cinema riu-se!! Eu, por já saber quem era, apenas me limitei a ver as cenas que se seguiram e baixar a cabeça em desalento.


Captain Phasma é uma das personagens que merecia outro tipo de destaque... Caramba no fundo é a primeira vez que vemos um Stormtropper totalmente diferente e que nos apercebemos, apesar de nunca tirar a máscara, que se trata de uma mulher. Esta figura aparece em 3 ou 4 cenas em todo o filme e com intervenções muito limitadas, parece que foi só ali dizer umas frases e pronto não tinham mais cachet para pagar à moça. No fundo ficamos uma série de dúvidas tais como: Quem é esta figura? O que a torna diferente dos demais? Porque merece destaque e não tem qualquer tipo de destaque?



Para além dos antigos heróis que voltam neste filme e trazem consigo todo um novo ânimo, uma nostalgia de outros tempos, os novos heróis Poe, Rey e Finn são uma lufada de ar fresco. Contudo também aqui falhou o argumento. Não sabemos quem é Rey isso é certo, apenas sabemos que foi abandonada pelos pais em Jakku (Planeta muito semelhante a Tattoine) e que é uma sucateira muito à semelhança de Anakin e Luke. É uma excelente piloto, desenvencilha-se bem sozinha e aparenta ter uma forte ligação com a Força. 
Agora vamos aquilo que eu creio ser o grande erro deste filme, Anakin Skywalker quando é treinado por Obi-Wan é considerado muito velho para tal. Luke apesar de muito mais velho que seu pai e sem nunca ter oposição recebeu treino da parte de Yoda. Ambos demoraram anos a tornarem-se Jedis e a ligarem-se totalmente com a Força, a perceberem como esta funciona e o que é capaz de fazer. Rey sem nunca ter ouvido falar de tal (pensava que eram rumores, mitos), sem nunca ter ido contacto com tal, sem nunca ter tido treino mostra-se superior a Kylo Ren que recebeu treino do próprio Luke e que à partida e sendo um Skywalker da parte da mãe (Leia) terá toda uma ligação com a força. 
A verdade é que Rey faz com a idade de Luke no primeiro filme (creio eu) o que nunca vi nem Anakin/Vader e o próprio Luke fazerem em toda a saga. É caso para dizer "The Force is strong with this one!".


Gostaria de acabar este artigo com aquilo que foi sem dúvida a melhor surpresa para mim: O pequeno droide BB8. Depois de meses e meses a ouvir falar desta personagem até não poder mais, até chegar ao ponto de já não o poder ver à frente sem ainda nunca o ter visto sequer, eis que o este pequeno droide faz sem dúvida as delicias de qualquer fã de Star Wars. Não é chato como um C-3PO e não aparece em demasia e sempre a salvar o dia como o R2-D2. 

Em suma, posso afirmar que saí do cinema com um misto de alegria e tristeza, na esperança que o enredo melhore, que dêem uma continuação digna a esta que é sem dúvida a melhor saga cinematográfica de sempre. Muito mais poderia ser dito aqui, mas deixo para vocês!

Que a força esteja convosco!



1 comentário:

  1. Estou a tentar visitar todos os seguidores do Peregrino E Servo, pois por uma acção do google meu perfil sumiu e estava a seguir o seu blog sem foto e agora tive de voltar a seguir, com outra foto. Aproveito para deixar um fraterno abraço e muita paz e saúde.
    António Jesus Batalha.

    ResponderEliminar