domingo, 5 de janeiro de 2014

O Grande Gatsby - Livro e Filme




Como primeira leitura de 2014 escolhi O Grande Gatsby por dois motivos. O primeiro é que este é um livro pequeno o que facilitou um pouco o Desafio 52-52 em que estamos a participar, visto que nem sempre tenho muito tempo disponível por causa dos estudos e que o ano começou num 4ª feira deixando-me poucos dias para completar a primeira meta. Em segundo, e mais importante, é que este era um livro que já estava para ler há algum tempo. Já tinha curiosidade relativamente ao filme, mas nunca quis deixar de ler o livro primeiro. 

F. Scott Fitzgerald tem neste romance a sua grande obra prima e o mais conceituado dos seus trabalhos.

O Grande Gatsby conta-nos uma história de amor, intriga, e mostra-nos como se vivia numa época especialmente interessante como eram os loucos anos 20, que após a Primeira Guerra Mundial se alastraram sobretudo nos Estados Unidos da América a imensa fúria de viver, de dançar, de fumar, de ir a bares e sobretudo de beber, fosse proibido ou não. As grandes festas, as grandes mansões, o luxo e a ostentação de todos aqueles que podiam e não podiam comprar e que mais tarde pagaram o preço desse mesmo luxo, estão presentes em toda a obra.



O filme não deixa o livro ficar mal. Para além de contar com um elenco de luxo que conta com Leonardo DiCaprio e Tobey Maguire entre outros, e onde toda a encenação e realização do mesmo é espantosa. Existe uma imensa grandiosidade nas cenas e a banda sonora é fabulosa. Um filme que tal como o livro retrata uma época e uma história de amor mas também de traição, intriga e mistério.

Posso assim afirmar que é um excelente livro e um maravilhoso filme, que vale a pena ler e ver!


Nota 4/5

11 comentários:

  1. Olá, como estás?
    Eu comecei a ler uma vez, e não gostei... dei meu livro para uma amiga.
    E, há um tempo, estava no sebo com meu companheiro, e compramos um exemplar novo.
    Lerei esse ano ;)
    parabéns pelo blog :D

    http://incriativos.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  2. Olá,

    Sempre ouvi falar do filme O grande Gatsby, e estou curiosa pra ver. Até então, não sabia que tinha o livro, espero que seja bom. Vou colocá-lo na minha lista de desejados do Skoob, rs.
    E obrigada pela sua visita ao meu blog, vale você dar uma chance aos livros: As vantagens de ser invisível e O lado bom da vida :D E eu adoro os livros do Nicholas Sparks, tenho vários dele, e já li a maioria. A Culpa é das Estrelas é um livro lindo, acho que vale a leitura também, apesar de algumas pessoas o criticarem devido ao fato de colocarem muitos créditos em cima desse livro.

    Beijos,
    http://envoltaempalavras.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Tenho grande curiosidade em relação a esse livro e as imagens do filme só me fizeram ter ainda mais vontade de ler.

    http://umreinomuitodistante.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  4. Este livro também esta na minha estante há meses e ainda não o li. mas quero muito, tanto que vou lê-lo ainda este mês.
    Acho que também vou querer assistir ao filme.

    Minhas Impressões

    ResponderEliminar
  5. Nunca tinha ouvido falar sobre esse livro, e foi bom saber que tem um filme dele. Mas ainda não entrou na minha lista, mesmo sendo um romance. Não gostei muito.

    Anderson Inácio
    bondiler.com

    ResponderEliminar
  6. Olá querida ;)
    Ainda não li Gatsby, mas tenho ouvido tanto que me deixou até com vontade de ler :) Pretendo ver o filme antes, porque geralmente leituras de época me fazem perder o foco e demoro muito a terminar =/ Achei um luxo também os cenários e figurinos só pelo trailer.. imagina o filme todo .. rs

    Beijos ;*
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Oieee, vim visitar =)
    owww, acredita que nunca pensei na possibilidade de ler esse livro, mas agora fiquei com vontade! Eu gosto do filme!
    Boa sorte com o desafio aí u_U
    Feliz 2014 e Beliscões carinhosos da Máh ♥
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

    ResponderEliminar
  8. Olá!
    Nunca li o livro, mas tenho vontade de ler porque é um clássico, né?! É daqueles que você tem que ler antes de morrer! rsrs
    Nunca assisti o filme também, pretendo assistir quando terminar de ler. Leo di Caprio é lindo! rs

    Beijos!
    Rayssa
    http://diariosdleitura.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  9. Estou querendo demais ler esse livro e tenho um "ritual" só vejo filme após ler o livro, então vou ter que ler esse livro logo, por que estou morrendo de vontade de ver o filme haha...

    Beijos da Di.
    Parte de Minha História

    ResponderEliminar
  10. Eu não li o livro, mas assisti o filme. Eu gostei bastante. Me surpreendeu o fato de o amigo do Gatsby contar a história, pensei que o próprio Gatsby fosse o narrador.

    Beijokas da Mylloka :*
    http://myllokasecret.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  11. Você tá no desafio 52-52? Eu também! Sobre o filme/livro: ainda não vi e nem li, mas quero ver o filme, e caso goste, vai direto para a minha lista de compras. Com um elenco desse, o filme já sobe de nível, né? E a fotografia parece ser incrível.

    Beijos,
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderEliminar