domingo, 15 de dezembro de 2013

Porquê Livros Fantásticos?

Perguntam-me variadas vezes porque é que dispenso tempo em livros fantásticos, porque é que gasto a minha atenção em livros muitas vezes da prateleira dos livros juvenis ou para jovens adultos quando poderia estar a embrenhar-me num clássico de um russo, ou de um grisalho eremita americano, porque não qualquer coisa mais perto da minha demografia ou qualquer coisa mais intelectual ou pertinente, porquê perder tempo com coisas imaginadas quando há tantas reflexões sobre o mundo e uma interminável quantidade de tratados linguísticos que fariam de mim um ser mais erudito, mais esclarecido ou até mais inteligente.

 Habitualmente a resposta é a mesma, um ligeiro encolher de ombros. Não porque me falte resposta mas, simplesmente porque sei que a argumentação não levaria a lado nenhum, porque para estes locutores que tentam chegar a mim através das suas palavras sei que nunca iram compreender, falta-lhes aquela peça que não lhes permite ver a real questão que se levanta: Como é que tu podes não ler livros fantásticos?


Não se trata de uma questão de que literatura é ou não é louvável, do que é importante ou não para o conhecimento ou para a educação da pessoa: Trata-se do que é o cerne de ser humano, de imaginar, de ser curioso de ultrapassar as barreiras que nos são impostas pelo universo, as regras do caos ao qual é a nossa missão testar os limites e dar ordem.

O fantástico permite a manipulação desta regras,  atribui ao leitor condição de arquitecto e permite-lhe a mudança das leis que regem o universo, dar asas a quem não tem, criar mundos que não existem em qualquer mapa, dar duas luas ao céu da noite,  inventar uma nova espécie, dar vozes a objectos do dia a dia e acima disto tudo permite-nos viver mais do que a realidade nos permite.

Ver novos mundos, conhecer mil e uma novas pessoas, conhecer os confins do universo ou viajar por mundos onde cada novo passo traz até mim uma nova criatura, ou uma nova cidade com a sua história, parte de um mecanismo complicado que um escritor nos tenha oferecido, e assim exploro. Desprendido de regras ou de um ponto de origem comum a todos os humanos, de uma história global, desprendo-me da minha identidade humana e mergulho num novo universo, onde sou o primeiro a embrenhar, o primeiro a explorar, Marco Polo, Vasco da Gama, o primeiro homem de um mundo novo.

Assim vivo vezes e vezes sem conta. Hoje sou marinheiro em mares de cristal, amanhã serei feiticeiro numa terra para além do horizonte, onde ontem fui piloto de naves através de nébulas e um dia serei rei de um país em guerra.

Assim asseguro a minha imortalidade, transponho a minha alma para a letra e a página e dessas para mundos novos que nunca irei ver no meu corpo de carne, e por um momento a minha alma experimenta uma vida diferente.

Eu leio fantástico não porque não tenho ambições quanto ao que aprendo e sei, não porque não tenho vida mas, porque decidi viver muitas.

O fantástico não é o reino dos mais pequenos ou dos menos sociáveis, é o terreno dos sonhos e a epítome do ser humano, que nos permite dar forma ao inimaginável, e é nesse momento de criação e de invenção que nos aproximamos de um Deus qualquer.

9 comentários:

  1. Já li tanta fantasia na vida que já até enjoei um pouco.
    Bjos

    http://livroscomresenhas.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  2. Oi!
    Livros de fantasia são sempre uma boa pedida. Confesso que no começo não gostava, mas fui me apaixonando por este gênero, onde os autores querem brincar de ser Deus um pouco, criando uns personagens que vivem histórias surreais.
    Abraços

    Anderson Inácio
    bondiler.com

    ResponderEliminar
  3. Eu gosto de quase todo tipo de livros, mas os juvenis e terror são os que chamam mais minha atenção. Eu ainda pretendo ler livros mais "intelectuais", mas ainda não faço pois não é uma leitura que não me atrai de primeira.

    ResponderEliminar
  4. Simplesmente pela fuga e nada mais.

    Te indiquei para uma Tag no meu blog, é só acessar o link abaixo:
    http://bangbangescrevi.blogspot.com.br/2013/12/tag-versatile-blogger-award.html

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Por que livros fantásticos? Por que livros clássicos? Por que livros best-sellers?
    Acho tão, mas TÃO errado ficar apontando qual e qual literatura podem ser consideradas as corretas. O fato é que, de um leitor de tirinha do jornal até um leitor voraz de clássicos, passando pela literatura fantástica, tudo acho válido
    Adorei quando disse que "não porque não tenho vida mas, porque decidi viver muitas". Realmente, é isso que sinto ao ler fantásticos.
    Mas, ainda, é isso que sinto ao ler qualquer coisa. Pois quem escreveu aquilo não fui eu. Tudo o que é escrito carrega a mão do criador das frases.
    Por isso eu considero que clássicos também é capaz de me proporcionar muito do que diz que os fantásticos proporcionam.
    Eu amo ambos os gêneros. Acho magníficos. Assim como amo outros.
    Entendo o que quis dizer, fantásticos nos proporcionam uma "válvula de escape" maior, mais perceptível. Abre mais caminho para nossa imaginação.
    Mas literatura em geral é linda. E admiro qualquer leitor, daquele de jornal, ao de fantásticos, até os de clássico.

    :)

    Obrigada por seguir meu blog! Retribuído :)

    Abraços,
    Mell Ferraz
    http://www.literature-se.com/

    ResponderEliminar
  6. Que lindo post! Creio que, por mais fantástico e inventado que uma história seja, sempre haverão aspectos e conhecimentos nessas histórias que possam contribuir em nossas vidas. Não considero esse ou aquele gênero literário melhor que outro, todo livro é um porta para um mundo novo.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Acho que cada um tem que ler o que gosta. Eu particularmente amo literatura fantástica. Prefiro "perder" meu tempo com um do ler um clássico de que não vou gostar. Amei a frase:
    Eu leio fantástico não porque não tenho ambições quanto ao que aprendo e sei, não porque não tenho vida mas, porque decidi viver muitas.

    Feliz Natal!

    Blog Prefácio

    ResponderEliminar
  8. Concordo com tudo o que você disse.. Ultimamente tenho até me sentido mal nas livrarias na ala juvenil de tanto as pessoas olharem.. Mas não tem como, os livros fantásticos são os melhores!

    Estou seguindo!

    depoisdeumlivro.blogspot.com
    espero a sua visita (: se gostar e quiser seguir, eu ficaria muito feliz, rs.
    beeeijos

    ResponderEliminar
  9. Livros fantásticos realmente é o bicho!
    Quem me inseriu nesse mundo da literatura fantástica, foi o escritor Leo Viera, com seu livro "Alecognição".

    Boas festas.

    ResponderEliminar